top of page

Bullying

O que é Bullying?

          Bullying é uma expressão de origem inglesa e que também foi adotada aqui no Brasil, que define uma pessoa ou grupo que possui maior influência social ou força, e utiliza essa vantagem para agredir de forma física, verbal, psicológica, sexual ou virtual, um outro indivíduo mais fraco ou que possui menos influência no grupo por um período prolongado de tempo. O indivíduo fica exposto a um conjuntos de atos agressivos de forma direta ou indireta e que ocorrem sem motivo aparente, além da intenção de agredir por parte doa agressores, geralmente quem sofre a agressão não consegue se defender com a mesma intensidade pelo fato de terem poucos recursos para se defenderem.

 

Em que idade ocorre esse tipo de agressão?

          O bullying é um fenômeno mais comum entre crianças e adolescente, mas que também podem se manisfetar em adultos.

 

Bullying de forma direta e indireta:

          As agressões de bullying podem ser divididas entre direta e indireta:

          As agressões diretas são marcadas por agressões verbais (acusações injustas, ameaças) e físicas (chutar, bater, empurrar).

          As agressões indiretas são marcadas por uma forma mais sutil que envolve atitudes de indiferença, isolamento, exclusão, difamação, provocações relacionadas a uma deficiência, de forma racista ou sexual.

 

Vitimas passivas e ativas:

          As vitimas passivas ou típicas, geralmente possuem um perfil de isolamento, introversão, inibição, são timidas, fisicamente frágeis ou possuem alguma característica que se destaca do grupo . Esses indivíduos possuem uma visão negativa de si mesmos e da situação atual, são inseguros, possuem maior sensibilidade,passividade, submissão e não conseguem encontrar caminhos para reagirem e mudarem a situação atual.

          As vitimas ativas tendem a serem provocativas, apresentam comportamentos agressivos ou ansiosos, o que acaba causando a irritação e tensão dos colegas e por consequencia a exclusão do ciclo social.

         As vitimas agressoras são aquelas que sofrem as agressões, se mantem passivas aos seus agressores, porem desacarrega a sua frustração e agressividade em outros indivíduos mais fracos como uma forma de vingança, gerando um ciclo vicioso onde os mais forte agride o mais fraco.

 

O Cyberbullying:

         Devido ao fato dos relacionamentos virtuais serem semelhantes aos relacionamentos fora do mundo real e portanto as agressões no mundo virtual são na verdade agressões reais, com um agravante de que na internet ocorrem distorções percepetivas, cognitivas e a banalização do julgamento moral.

 

Como combater?

          O bullying deve ser combatido de forma ecológica ou seja com todos os envolvidos, identificando quem são os agressores e as vitimas e procurar fazer um trabalho de conscientização com as famílias envolvidas junto a escola, professores e alunos.

bottom of page